Criação e Percepção
Universidade Veiga de Almeida
Jussilene Santana
Quinta, noite.
EMENTA:
O Conceito de Percepção: formas e funções. A Psicologia da Gestalt no estudo da
percepção. A Percepção Estética. Arte e Criação. Criatividade: Evolução histórica
e teorias psicológicas. Abordagem teórica de Jean Piaget, Lev Vygotski e Donald
Winnicott. Criatividade e a Cognição Social. Criatividade, emoção e sentimento.
Criatividade e a influência da motivação. Fatores sociais da percepção: Autoconceito,
Barreiras emocionais e culturais.
OBJETIVO:
Identificar os aspectos perceptivos envolvidos no processo criativo e reconhecer a
influência dos fatores emocionais e culturais no processo de criação.
PROGRAMA DETALHADO
Unidade I:
Objetivo: Conhecer o conceito de percepção e a psicologia da Gestalt
Conteúdo:
1.1 O Conceito de Percepção: formas e funções;
1.2 A Psicologia da Gestalt no estudo da percepção;
1.3 Forma pregnante.
Unidade II:
Objetivo: Conhecer a percepção estética, sua arte e criação, emoção e sentimento.
Conteúdo:
2.1 Percepção Estética;
2.2 Arte e Criação:
2.3 Emoção e sentimento.
Unidade III:
Objetivo: Conhecer o processo de criatividade e sua evolução histórica, teorias
psicológicas cognição social. .
Conteúdo:
3.1 Criatividade – evolução histórica;
3.2 Teorias psicológicas
3.3 Criatividade e Cognição social.
Unidade IV:
Objetivo: Reconhecer os principais fatores sociais da percepção, suas barreiras
emocionais e culturais.
Conteúdo:
4.1 Fatores sociais da percepção;
4.2 Auto - conceito;
4.3 Barreiras emocionais e culturais.
METODOLOGIA:
Aulas teóricas expositivas.
BIBLIOGRAFIA:
Livros Textos:
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São
Paulo: Editora Pioneira, 2000.
MYERS, D. Psicologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
WINNICOTT, D. A criatividade e suas origens, em: o Brincar e a Realidade. Rio de
Janeiro: Editora Imago, 1975
Livros Referências:
BOCK,Ana Mercês Bahia,Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia.
São Paulo: Editora Saraiva, 2009.
PENNA, A. G. Percepção e realidade: Introdução ao Estudo da Atividade
Perceptiva. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1997.
SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2010
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Editora
Vozes, 2010.
NORMAN, Donald. Design Emocional. São Paulo: Editora Rocco, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário